Últimas Notícias do Encontra Pindamonhangaba

Pindamonhangaba 2025

Retrospectiva 2025: Pindamonhangaba fecha 2025 com 12 inaugurações, 10 premiações e 64 ações em andamento

7 horas atrás Notícias Pindamonhangaba

Desenvolvimento em Pindamonhangaba em 2025No final de 2025, Pindamonhangaba, uma cidade histórica localizada no interior de São Paulo, apresentou...

Festival de Marchinhas Pinda 2026

Inscrições para o 19º Festival de Marchinhas 2026 de Pinda estão abertas

8 horas atrás Notícias Pindamonhangaba

O que é o Festival de MarchinhasO Festival de Marchinhas Carnavalescas de Pindamonhangaba é um dos eventos culturais mais espera...

Pindamonhangaba

Pindamonhangaba deve ter um dia com garoa fina nesta quinta

8 horas atrás Notícias Pindamonhangaba

Temperaturas ao Longo do DiaNa cidade de Pindamonhangaba, a previsão para esta quinta-feira (25) indica temperaturas variando entre 19°C ...

Pesquisa de Percepção do Turismo em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba participa da pesquisa online de Percepção do Turismo do Estado

2 semanas atrás Notícias Pindamonhangaba

A Importância da Pesquisa de Percepção do TurismoA Pesquisa de Percepção do Turismo é um instrumento vital para o desenvolvimento e aprimoramento...

Prefeitura de Pindamonhangaba

Prefeitura de Pindamonhangaba participa do Expo Fórum Visite São Paulo

2 semanas atrás Notícias Pindamonhangaba

O que é o Expo Fórum Visite São Paulo?O Expo Fórum Visite São Paulo é um evento anual que visa unir profissionais do setor de tu...

acidente na Dutra

Acidente entre dois caminhões mata motorista e provoca interdição parcial na Dutra, em Pindamonhangaba

2 semanas atrás Notícias Pindamonhangaba

Detalhes do acidente na DutraNa manhã do dia 12 de dezembro de 2025, ocorreu um trágico acidente na Rodovia Presidente Dutra, es...

O Blog com Notícias de Pindamonhangaba está no ar!

13 anos atrás Notícias Pindamonhangaba

Iniciamos a cobertura de notícias da Cidade de Pindamonhangaba. Você ...

Sobre Pindamonhangaba

Pindamonhangaba é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se no Vale do Paraíba, na microrregião de São José dos Campos. O principal acesso à cidade se dá pela Rodovia Presidente Dutra, no quilômetro 99.

A região da atual Pindamonhangaba foi ocupada por portugueses pelo menos desde 22 de julho de 1643, registro mais remoto da ocupação por um certo Capitão João do Prado Martins. Seis anos depois, em 17 de maio de 1649, a área foi formalizada como uma sesmaria e doada ao capitão. Parece não haver informação sobre o que ocorreu entre esta data e 12 de agosto de 1672, portanto 13 anos depois, quando há registro de construção de uma capela em homenagem a São José pelos irmãos Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme. Os irmãos Leme teriam adquirido, da Condessa de Vimieiro, essas terras ao Norte da Vila de Taubaté. Não há notícia de como a sesmaria teria passado das mãos do Capitão Martins para a Condessa de Vimieiro. Diante das incertezas históricas, dois prefeitos recentes da cidade resolveram o problema por decreto: o prefeito Caio Gomes oficializou a data de 12 de agosto de 1672 (irmãos Leme) como a data de fundação da cidade; mais tarde, o prefeito João Bosco Nogueira decretou que a data magna do município seria a data da emancipação, 10 de julho de 1705.

História

O nome de cidade deriva do tupi pindá-monhang-aba, lugar (aba) de fazer (monhang) anzol (pindá) ou, como alguns consideram, “lugar onde o rio faz a curva”, devido ao curso do rio Paraíba do Sul ao passar pelo Bosque da Princesa. A primeira teoria diz os irmãos Leme adquiriram da Condessa de Vimieiro glebas de terra ao norte da Vila de Taubaté, bem á margem direita do Rio Paraíba. Em 12 de Agosto de 1672, Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme, iniciaram a construção da capela em honra a São José, fundaram a povoação de São José de Pindamonhangaba. Essa capela foi edificada no alto de uma colina, exatamente onde hoje se localiza a Praça da República Largo do Quartel. Baseado nesta teoria, em 7 de dezembro de 1953 o então Prefeito Dr. Caio Gomes Figueiredo oficializou pela Lei n° 197 a data de 12 de Agosto de 1672 como a data da Fundação de Pindamonhangaba, tendo como Fundadores: Antônio Bicudo Leme e Braz Esteves Leme.



Segunda teoria diz que no início do Século XVII sesmarias vão sendo concedidas na zona de Taubaté – Pindamonhangaba – Guaratinguetá, destacando-se uma que é concedida em 17 de maio de 1649, ao Capitão João do Prado Martins, na paragem chamada Pindamonhangaba. De acordo com a respectiva carta de doação, esse povoador, vindo de São Paulo, com a família e agregados já estava de posse de suas terras, naquela paragem, desde o dia 22 de Julho de 1643, que é considerada a data de Fundação de Pindamonhangaba, pois o sítio então aberto por João do Prado se situava no rocio mesmo da futura vila e cidade de nossos dias. A partir daí, da paragem à margem direita do Rio Paraíba do Sul, forma-se um bairro dependente de Taubaté, para onde vão afluindo novos povoadores e moradores. Começa a funcionar no bairro uma igreja, de porte pequeno, cujo orago é Nossa Senhora do Bom Sucesso. A sua ereção é devida ao padre João de Faria Fialho, considerado o Fundador de Pindamonhangaba.

Devido às dúvidas quanto à data de fundação, o Aniversário de Pindamonhangaba é comemorado em 10 de JULHO, data de sua emancipação política.

Economia

Em fins do século XVII, a Cidade Pindamonhangaba vivia apenas da agricultura de subsistência.

No início do século XVIII, alguns pindenses saem para a Serra da Mantiqueira e para Minas Gerais para desbravar novas terras e acabam beneficiando a Vila e o Vale do Paraíba com o ouro ali encontrado.

Em torno de 1778 o ouro começa a escassear e estanca a economia de Pindamonhangaba e do Vale do Paraíba.

Pôr volta de 1789, para suprir as necessidades trazidas pela falta de ouro, o Vale acha na agricultura do café uma saída para a economia.

Entre 1840 e 1860 Pindamonhangaba atinge o auge da nobreza, tornando-se a maior produtora de café da região.

Nesta época construiu suas mansões e casarões e ganhou o título de “Princesa do Norte”, título dado pelo cronista e poeta Emílio Zaluar em 1860.

Em meados de 1870, com o esgotamento das terras, o movimento abolicionista e a produção cada vez maior do Oeste paulista, acontece a decadência da cultura cafeeira de Pindamonhangaba.

Por volta de 1920, Pindamonhangaba passa por mais um de seus graves períodos de estagnação econômica. Então, algumas famílias vindas principalmente de Minas Gerais aqui se instalam e começam a criação de gado leiteiro, que se tornou a principal economia da cidade.

Por volta de 1950, o beneficiamento de produtos agropecuários, principalmente o arroz e o leite, movimentava a economia local.

Em 1970, Pindamonhangaba viveu sua “explosão” industrial, com a implantação de grandes indústrias, acelerando o crescimento do comércio e da população.

Hoje Pindamonhangaba encontra-se em fase de retomada do progresso, com a instalação de novas indústrias.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Pindamonhangaba.

 

Fonte: www.encontrapindamonhangaba.com.br